sábado, 23 de novembro de 2013

Tutorial faça sua própria Festa

Coluna Do Mame

Coluna do Mamãe – Tutorial faça sua própria Festa

Com tudo cada vez mais caro e a falta de opções pra sair por aqui, as festas em república se tornaram uma opção muito boa pra quem busca diversão em Viçosa. Mais baratas, em alguns casos mais animadas, e oferecendo a real possibilidade de conversar com todos do ambiente, as festas menores, aniversários, integrações e churrascos sem carne são pra muitos até melhores que os megaeventos. Daqui a pouco tempo deve acontecer a temporada de biografias dos próximos formandos, eventos onde o cara que tá formando paga um bucado de cerveja pros amigos que, sob efeito de álcool transcrevem para o papel as mais variadas histórias e desventuras da graduação do formando em questão. Pensando em ajudar essa galera, e visando fornecer um guia pra quem quer fazer um rock em casa, porque não criar um tutorial ensinando o básico para uma boa festa?
Depois de mais de 5 anos mexendo com festa em Viçosa meu diploma já tá mais pra produção de eventos que jornalismo, são mais de 31 eventos organizados, fora os daqui na Lobo Mau o “terraço que tem festa todo dia” em frente o All-Time (quem dera fosse tanto assim). Sendo assim, acredite na minha experiência, fazer uma festa é a coisa mais fácil do mundo, o difícil é ter dinheiro pra pagar a conta, ou achar gente que o ingresso aponto de não ter prejuízo. Uma boa festa tem três elementos simples: bebida, música, e gente, o que faz toda a diferença é como você oferece isso pras pessoas, é aí que entra o planejamento, a divulgação, a estrutura, o bar, a decoração, e a proporção homem/mulher, dentre outras coisas. De qualquer forma, se 5 pessoas arrumarem um radinho de pilha e forem beber na rua, isso será uma festa(pequena, mas já é uma festa).Nesse tutorial, a parte de arrumar gente eu vou deixar com vocês, o resto, como disse é simples.

Bebida

First things first. A bebida é o principal em um bom evento, pode não ter som que a galera segura a onda, pode ir todo mundo embora que sempre ficam os bêbados mais animados, pode cair chuva, meteoro, terremoto, e o mundo explodir, que enquanto tiver bebida vai ter gente na sua festa.

Cerveja - Aqui em Viçosa e na maioria dos lugares, o principal de toda festa é cerveja, e no meio universitário, ela não precisa ser boa, ela precisa ser barata, porque quanto mais melhor. Claro, não vou negar que Bohemia é ótimo, e pra falar a verdade se dependesse de mim eu sempre tomaria Brahma, mas não adianta comprar uma caixa de cerveja e morrer no prejú, ou comprar uma caixa com a grana da galera e a cerva acabar. Também não vale exagerar, tem cerveja barata que gelada tem gosto de quente. O ideal mesmo é procurar o melhor custo/benefício, uma dica? Itaipava, Sub-zero ou Devassa são boas ideias. Proporção? 3 litros de cerveja por pessoa pra uma festa de umas 7 horas. “Ah mas eu bebo muito mais que três litros” Ok, você é um alcoólatra, eu também, mas nem todo mundo é igual a você, confia em mim.

Pra gelar: 3 pacotes de gelo(20kg cada) pra cada 10 caixas de cerveja, se forem de 4 a 6, 3 dão conta. Coloque pra gelar no mínimo 6 horas antes da festa. Pra servir: é uma boa colocar alguém quando forem mais de 30 pessoas, porque se não nego quebra os cascos e desperdiça, se for mais de uma caixa térmica, sirva meia caixa térmica por vez, assim, enquanto uma está aberta, as outras gelam. Sal e álcool funcionam pra situações de emergência, quando você tem menos de 4 horas pra gelar tudo. Se for latinha, em cerca de duas horas ela já tá gelada, às vezes mens que isso. Quanto aos copos: 4 por pessoa tá de boa. Quanto a caixa térmica, se você não tem negocie onde você vai comprar, dependendo da quantidade de cerveja os caras emprestam.

Gummy – O gummy, batidão ou simplesmente vodka com suquinho é uma iguaria dos rocks. Extremamente barato, é fácil de fazer, gostoso, docinho e com uma capacidade ímpar de levar pessoas à loucura na quantidade certa. É uma boa ideia porque tira um pouco do consumo da serveja, gerando economia, e tem mulher que prefere. Normalmente um galão pra cada 70 pessoas atende bem a necessidade de qualquer evento.

Receita pra um galão: 5 garrafas de vodka + 15 L de água + 20 pacotes de Midi. A água em muitos casos é da torneira, a vodka na maioria das vezes é daquelas de garrafa de plástico, portanto, não economize no suco em hipótese alguma, afinal é ele que dá o sabor. Também não coloque gelo no galão, não adianta nada, adicione no copo. Sugestão: o de morango, laranja e limão são os mais comuns, você pode fazer deles ou inovar, meu favorito é o de graviola.

Outros destilados – Catuaba, Big Apple e Citrus e Vodka são boas opções pra “agregar valor”, mas lembre-se que são também mais caros. Caipirinha, mojito e outros drinks também são uma delícia, mas dá trabalho pra fazer em massa, e na mioria das vezes (na maioria, não todas) caipirinha de galão não fica lá uma coisa muito boa.

Refrigerante: 2 litros pra cada 10 pessoas são mais que suficientes, refrigerante faz mal.

Onde comprar (Sugestão):
Gambá – 3891-3000 ( Melhor preço, cerveja gelada, e a Marilene é boa pra negociar)
Telemais – 3891-0010 (Tem tudo, cerveja, refri, vodka, catuaba, copo, e o gelo mais barato, o Marco Tulio também é bom de conversa)
Valente – 3891-0000 (Se ir lá negociar o preço melhora, mas às vezes é mais caro, a vantagem é que funciona até meia noite)
Papa-léguas – 3891-9659 (Também funciona até meia noite, o preço é bacana, e o motoboy é muito gente fina!)

Música

Se tem a bebida, falta o som. E tem que ter som, com música, pra animar a galera. Se for muita gente arrume uma caixa boa, se for muita gente mesmo, arrume um Dj ou banda. Se a festa for em república, controle o volume, caso contrário a polícia ou fiscalização vão aparecer, principalmente se o vizinho não for muito de bagunça e o som estiver alto depois das 22h.

Quanto ao estilo, varia de acordo com o público, mas vale lembrar que mulher costuma gostar de dançar funk, a massa gosta de sertanejo, e um bom pop-rock agrada aos ouvidos de qualquer um. Uma dica: www.superplayer.fm Se o lugar tiver internet o Superplayer é uma rádio on-line que poupa a você o trabalho de ficar selecionando as músicas,  você pode escolher o som por gênero, atividade ou sentimento(isso mesmo, sentimento).

Telefones pra som:
Reginaldo – 31 86997636O Reginaldo tem tudo, som e luz, pra dj, banda ou só uma caixa.
Marquim – 31 99122678 – O Marquim também tem tudo.
Moacir – 31 99653193 - O Moacir tem mais coisa, inclusive palco (vai que o rock bomba...), mas ás vezes é um pouco mais caro.

Outras coisas

Segurança – Dependendo do tamanho do rock é uma boa contratar um segurança. Além de manter a ordem na entrada, ele poupa a você o trabalho de ficar lá na portaria o tempo inteiro. Se o cara for de confiança ele pode ficar lá sozinho e dar conta até da vaquinha já na entrada, o que evita aquele negócio de ter que ficar passando chapéu.
Carpejo – 31 95402183 / 31 85810863 – Na minha opinião o melhor segurança da cidade pra festa em república, confiável, responsável, gente fina, e se você der papel e caneta pra ele, ele te passa o relatório final do rock, com quantos homens e mulheres entraram, se alguém passou alguém mais barato, quem pegou dinheiro, essas cosias.
Carioca – 31 85850536 – Se precisar de mais de um segurança ligue pro carioca, ele é o cara que faz a segurança de quase todos os eventos da cidade.

Espaço – Tente não colocar todas as coisas da festa no mesmo lugar, tipo o bar do lado da banda e do banheiro, isso ajuda a desaglomerar o povo. Se possível, dependendo do tamanho,  faça dois bares pras pessoas não se amontoarem. Perto da banda, do banheiro e da entrada do lugar sempre tem movimento, não coloque um muito perto do outro.

Comida – Se for rolar comes e bebes, pra um churrasco são +- 300g de carne por pessoa(não é almoço). Sugestão: salgadinhos do tipo troféu e torcida são infinitamente mais fáceis de se trabalhar, uma vez que você já compra o trem pronto. Pro pão de alho, bata maionese, alho, e orégano e passe num pão normal, fica muito melhor que o pão de alho comprado, e mais barato.

Por fim cada caso é um caso, cada festa é uma festa, e o que vale é a diversão. Vale evitar exageros, em tudo, não compre muita coisa(desperdício = prejuízo), não faça barulho demais, não corra pelado na rua, e tente não beber demais, principalmente se você é a pessoa que tá organizando o evento.

Pra ajudar mais um pouco segue uma última dica: esta planilha do excel. É só preencher os valores e quantidades que ela já dá uma noção do lucro ou prejuízo e dos gastos necessários com mais ou menos tudo. E uma última coisa: não se esqueça de chamar o Mamãe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário